A importância do Marketing Digital para profissionais da área da saúde
Antes de ir ao médico, é comum que as pessoas pesquisem na internet sobre os seus sintomas. Uma pesquisa realizada pelo próprio Google relatou que o índice de brasileiros que possuem o Google como primeira fonte de informação quando estão passando por algum problema de saúde é de 26%. 35% são aqueles que procuram por algum médico diretamente. Essa jornada digital dos pacientes mostra a importância do marketing digital para médicos, hospitais e clínicas.
Mas afinal, o que é o Marketing Digital?
O Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
O segmento de saúde possui inúmeras peculiaridades e, cada vez mais, está sendo necessário procurar novas estratégias para se posicionar no mercado e manter um bom relacionamento com os pacientes.
Além do prestígio e das recomendações boca a boca de seus pacientes, os profissionais da saúde podem usar o marketing digital para alcançar mais pessoas, criar um público mais engajado e aumentar sua receita.
Uma pesquisa realizada em 2016 pela Rock Health, por exemplo, revelou que 71% dos entrevistados procuram por informações sobre saúde no ambiente digital. Não é de se estranhar, portanto, que 5% de todas as pesquisas realizadas no Google sejam relacionadas à saúde.
Só que estar na internet e ter um site simplesmente não basta. Para ter sucesso, é necessário ter um posicionamento online consistente com estratégias focadas para resultados.
A adoção de estratégias de Marketing Digital na área da saúde tem como principais objetivos conscientizar os pacientes, mostrando a autoridade da instituição em suas áreas de domínio. Desta forma, é possível construir e consolidar a imagem digital da instituição de saúde perante o mercado, além de atrair pacientes e fidelizar aqueles que já são atendidos pelo seu hospital, indústria, clínica ou laboratório.
Ao buscar esses sites que explicam os sintomas, os usuários acabam encontrando nomes de especialistas. Logo, eles vão atrás de sites, redes sociais e até mesmo procuram pelo currículo do profissional. Todos esses fatores nos levam à seguinte conclusão: a internet se tornou o lugar onde os pacientes formam a sua primeira impressão sobre os profissionais da área médica.
Conheça 5 benefícios do Marketing Digital para os profissionais da área da saúde
1- Melhora no alcance do público e na conscientização do serviço médico
Para conseguir reter um bom público de pacientes, você precisa divulgar os seus serviços de forma efetiva. A prática de marcação de consultas online cresceu expressivamente. Além disso, quando um paciente liga para marcar a consulta, ele também olha o site para pegar o número e verificar como são as instalações.
2- Construção de lealdade
Permita que seus pacientes satisfeitos digam aos outros o quanto apreciam seus serviços. Isso pode ser feito por meio da criação de um espaço para eles postarem avaliações.
Durante as consultas, peça a eles para deixarem uma avaliação sobre o seu atendimento. Essa prática pode ser feita de forma sutil, sem que a sua privacidade seja prejudicada.
3- Melhores taxas de conversão
O marketing digital para médicos pode aumentar consideravelmente a sua taxa de conversão. Afinal, os pacientes podem marcar consultas de forma online e isso pode ser feito com apenas alguns cliques, sem precisar sair do conforto de casa. Com uma estratégia personalizada você pode começar a alcançar pacientes de forma online e automatizada.
4- Acompanhamento de reputação
O marketing digital evita que informações falsas sobre o seu negócio sejam repassadas. Você pode acompanhar a sua reputação online e ficar “de olho” para que nenhuma informação errada se espalhe rapidamente.
5- Amplo alcance de seus serviços
A internet permite que você mostre os seus serviços e tenha um amplo alcance. Isso pode ser feito por meio de uma seção em seu site ou destacando os pacotes nas mídias sociais. Em apenas alguns cliques, os pacientes em potencial conseguem entender de forma completa o que você oferece em seus serviços.
Não se esqueça: a presença online é uma extensão da sua marca e por ser online, ela funciona 24 horas por dia!
Kezia Lauande- Jornalista e Assessora de Marketing Rede Norte Saúde
Amei o conteúdo! É muito importante ter esse conhecimento para o novo mercado de trabalho que transita diariamente através das redes sociais!